Canção ao Cordeiro – Israel Salazar (Análise da música)

Na data de publicação desta análise, estamos nos aproximando da Páscoa. Por isso, queremos trazer músicas que falem justamente de Cruz, da vinda de Cristo, da sua morte e ressurreição para que possamos celebrar esta data no louvor das nossas igrejas.

Hoje, vamos dar uma olhada na música “Canção ao Cordeiro” de Israel Salazar.

A música é inspirada no texto de Apocalipse 5, o relato da visão de João da sala do trono, que começou no capítulo anterior. No capítulo 5, vemos o livro da vida na mão daquele que está sentado no trono e o Cordeiro. João vê o livro cujos selos não podem ser abertos por ninguém, uma vez que não houvesse quem fosse digno de abri-lo (v.2-4). Ele então avista o Cordeiro, que parecia estar morto, e que venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro (v.5,6). Ao pegar o livro, os anciãos da sala do trono se prostram perante ele e cantam um cântico (v.7-10). Em seguida, João ouve a voz de muitos anjos ao redor do trono que começam a proclamar “Digno é o Cordeiro que foi morto…”. E além deles, toda criatura que há no céu e sobre a terra, e tudo que neles há se juntam em clamor semelhante; (v.11-14).

Será que a música faz jus ao texto? Veremos a seguir.

Vamos cantar uma canção ao Cordeiro (4x)

Quem é como o Senhor? (2x)

Temos aqui nas primeiras linhas um convite para cantar ao Cordeiro. Esse convite é repetido quatro vezes. Em seguida, uma pergunta que ecoa a interrogação de João no versículo 2. Primeiro, João não viu quem pudesse abrir os selos. Mas em seguida, ele vê o Cordeiro, o único digno de abrir, alguém como nenhum outro. A música resume como o Cordeiro é único e incomparável.

Santo, és incomparável

Não há outro como Tu

Reinas sobre a terra e céu

Pra sempre

Honra, glória, força e poder (8x)

No refrão, o autor segue na temática da distinção do Cordeiro, acima de toda a criação. O canto ao que está assentado no trono e ao Cordeiro estão lá no final do capítulo, na última canção. A ponte, por sua vez, traz a mensagem da segunda canção do capítulo (v.12).

A música não é uma citação direta do texto bíblico e não o segue à risca. Sua mensagem, porém, certamente está contida nas palavras de Apocalipse 5, de maneira bastante resumida. Então, trata-se de uma música claramente bíblica. Ela diz o que está no texto e não insere nada que não esteja ali.

Tendo dito isso, creio que ela resume um pouco demais o texto. Entendo que a proposta não era fazer uma exposição propriamente dita do capítulo cinco, mas diante de um texto com imagens tão espetaculares e ricas, a música lida com bem pouco do capítulo. Certamente, a não ser que haja um esforço por parte do ministro de louvor de abrir o texto bíblico toda vez que cantar a música, a maioria não cantará com Apocalipse 5 em mente.

Pensando agora na música em si, é uma música curta e bemrepetitiva. Essa é uma característica comum ao estilo worship, e não é necessariamente algo ruim – como tratamos numa de nossas aulas da plataforma a respeito do estilo musical. Mas ao ouvi-la, parece que a música depende de toda essa repetição para conectar com a congregação. Quando uma música é muito grandiosa na sua produção, a minha vontade é de tocá-la apenas no violão numa pequena roda de oração para observar o quanto a sua mensagem fala ao coração de quem a canta.

Não entenda esta observação como uma crítica à música a ponto de não a recomendarmos para o culto. Afinal, como falamos, sua letra é totalmente bíblica. A crítica que fazemos é que a música parece ser maior do que a mensagem aqui. É uma letra bastante simples que não traz muita profundidade, enquanto a música é grandiosa e parece querer ganhar o cristão pela força. 

Creio que haja lugar para “Canção ao Cordeiro” no culto como uma breve música de transição ou de contemplação, talvez como um acréscimo a outras canções de teologia mais densa. Mas pensando no contexto do culto congregacional, seria interessante tentar tocá-la de maneira um pouco mais comedida para que a letra sobressaia mais do que a produção musical.

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