Na data de publicação desta análise, estamos nos aproximando da Páscoa. Por isso, queremos trazer músicas que falem justamente de Cruz, da vinda de Cristo, da sua morte e ressurreição para que possamos celebrar esta data no louvor das nossas igrejas.
Hoje, vamos dar uma olhada na música “Canção ao Cordeiro” de Israel Salazar.
A música é inspirada no texto de Apocalipse 5, o relato da visão de João da sala do trono, que começou no capítulo anterior. No capítulo 5, vemos o livro da vida na mão daquele que está sentado no trono e o Cordeiro. João vê o livro cujos selos não podem ser abertos por ninguém, uma vez que não houvesse quem fosse digno de abri-lo (v.2-4). Ele então avista o Cordeiro, que parecia estar morto, e que venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro (v.5,6). Ao pegar o livro, os anciãos da sala do trono se prostram perante ele e cantam um cântico (v.7-10). Em seguida, João ouve a voz de muitos anjos ao redor do trono que começam a proclamar “Digno é o Cordeiro que foi morto…”. E além deles, toda criatura que há no céu e sobre a terra, e tudo que neles há se juntam em clamor semelhante; (v.11-14).
Será que a música faz jus ao texto? Veremos a seguir.
Vamos cantar uma canção ao Cordeiro (4x)
Quem é como o Senhor? (2x)
Temos aqui nas primeiras linhas um convite para cantar ao Cordeiro. Esse convite é repetido quatro vezes. Em seguida, uma pergunta que ecoa a interrogação de João no versículo 2. Primeiro, João não viu quem pudesse abrir os selos. Mas em seguida, ele vê o Cordeiro, o único digno de abrir, alguém como nenhum outro. A música resume como o Cordeiro é único e incomparável.
Santo, és incomparável
Não há outro como Tu
Reinas sobre a terra e céu
Pra sempre
Honra, glória, força e poder (8x)
No refrão, o autor segue na temática da distinção do Cordeiro, acima de toda a criação. O canto ao que está assentado no trono e ao Cordeiro estão lá no final do capítulo, na última canção. A ponte, por sua vez, traz a mensagem da segunda canção do capítulo (v.12).
A música não é uma citação direta do texto bíblico e não o segue à risca. Sua mensagem, porém, certamente está contida nas palavras de Apocalipse 5, de maneira bastante resumida. Então, trata-se de uma música claramente bíblica. Ela diz o que está no texto e não insere nada que não esteja ali.
Tendo dito isso, creio que ela resume um pouco demais o texto. Entendo que a proposta não era fazer uma exposição propriamente dita do capítulo cinco, mas diante de um texto com imagens tão espetaculares e ricas, a música lida com bem pouco do capítulo. Certamente, a não ser que haja um esforço por parte do ministro de louvor de abrir o texto bíblico toda vez que cantar a música, a maioria não cantará com Apocalipse 5 em mente.
Pensando agora na música em si, é uma música curta e bemrepetitiva. Essa é uma característica comum ao estilo worship, e não é necessariamente algo ruim – como tratamos numa de nossas aulas da plataforma a respeito do estilo musical. Mas ao ouvi-la, parece que a música depende de toda essa repetição para conectar com a congregação. Quando uma música é muito grandiosa na sua produção, a minha vontade é de tocá-la apenas no violão numa pequena roda de oração para observar o quanto a sua mensagem fala ao coração de quem a canta.
Não entenda esta observação como uma crítica à música a ponto de não a recomendarmos para o culto. Afinal, como falamos, sua letra é totalmente bíblica. A crítica que fazemos é que a música parece ser maior do que a mensagem aqui. É uma letra bastante simples que não traz muita profundidade, enquanto a música é grandiosa e parece querer ganhar o cristão pela força.
Creio que haja lugar para “Canção ao Cordeiro” no culto como uma breve música de transição ou de contemplação, talvez como um acréscimo a outras canções de teologia mais densa. Mas pensando no contexto do culto congregacional, seria interessante tentar tocá-la de maneira um pouco mais comedida para que a letra sobressaia mais do que a produção musical.
The post Canção ao Cordeiro – Israel Salazar (Análise da música) first appeared on Cante as Escrituras.
source https://canteasescrituras.com.br/cancao-ao-cordeiro-israel-salazar-analise-da-musica/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cancao-ao-cordeiro-israel-salazar-analise-da-musica
Comentários
Postar um comentário