Introdução:
Se um dia existir um Dia do Evangélico no Brasil, por definição, este deveria ser o 31 de outubro, em que Lutero, com a publicação de suas 95 Teses, agiu como Paulo no seu célebre discurso em Atenas, falando de um "deus desconhecido" para um mundo que não sabia (e ainda não sabe) quem ele é.
Desenvolvimento:
Atos 17:16-20 – Paulo, em Atenas, se depara com a
idolatria dos gentios, e começa a pregar na sinagoga (v.17), atraindo as
atenções dos filósofos, que indagam sobre o “tagarela” (v. 18) e convocam-no ao
Areópago, o Tribunal ateniense (v. 19), para perguntar sobre a doutrina que estava
pregando:
“Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o queAtos 17:22-23 – Paulo introduz seu discurso
vem a ser isso. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de
outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades”. (v. 20-21)
destacando a religiosidade dos atenienses ressaltada por um fato em especial:
“Então, Paulo, levantando-se no meio
do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente
religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto,
encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido.
Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.”
(v. 22-23)
Teses na Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, teve uma
coisa em comum com Paulo em Atenas: a ousadia.
que corria – excomunhão, fuga, perseguição – mas não se intimidou com isso,
muito pelo contrário. Além disso, em outra coisa em comum, Lutero
(e os reformadores) pregaram um Deus que era desconhecido para os seus,
tamanhos eram os desvios que tinham feito com que a Igreja de então tivesse se
esquecido do que Deus requeria dela.
Conclusão:
O Dia da Reforma Protestante é lembrado entre nós muito mais
pelos fatos que ocorreram naquela data do que pelo seu significado. A atitude
dos reformadores, iniciando-se por Lutero e prosseguindo com Calvino, Knox e
outros tantos, provocou uma revolução na forma de se pensar o cristianismo,
baseada numa ideia simples: “voltar às origens”. Reformar-se, sempre.
Hoje falamos nos pontos básicos da Reforma como se fosse natural,
mas se você hoje pode dizer que apenas Deus é digno de reverência (Soli Deo
Gloria), que somente Cristo pode salvar o pecador (Solo Christus), que esta salvação vem
apenas pela Graça de Deus (Sola Gratia), que só pela fé em Jesus Cristo é
possível alcançar a Salvação (Sola Fide) e que a Bíblia, e apenas ela, é
a regra de fé e prática do cristão (Sola Scriptura), isto se deve ao
esforço de pessoas que tiveram a ousadia que Paulo teve, neste e em outros
episódios de seu ministério.
Somos o que somos hoje porque os reformadores abriram o
caminho. Lembremo-nos disso.
Que Deus nos abençoe, e que nos faça relembrar, hoje e
continuamente, do que somos e deveríamos ser.
Amém. SDG.
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