16.3.21

VW planeja montar seis fábricas de baterias na Europa até 2030

VW planeja montar seis fábricas de baterias na Europa até 2030

O Grupo Volkswagen construirá seis fábricas de baterias na Europa até 2030, para que seus modelos elétricos tenham suas baterias garantidas.

É o que foi anunciado ontem pela empresa em seu evento Power Day. As plantas terão uma produção conjunta de 240 gigawatts/hora por ano.

O executivo de tecnologia da VW, Thomas Schmall, comentou que a primeira fábrica da empresa abrirá as portas em Skelleftea, Suécia, até 2023. Depois dela, vem a instalação de Salzgitter, Alemanha, em 2025.

E em seguida veremos novas fábricas de baterias da VW também no restante do velho continente. Uma deverá funcionar na França, Espanha ou Portugal, para 2026, e a quarta será localizada na Polônia, Eslováquia ou República Tcheca em 2027.

A primeira que citamos, da Suécia, montada com a startup Northvolt, expandirá sua capacidade para 40 gigawatt/hora e focará em sistemas de bateria para veículos premium. A VW irá comprar a fatia da Northvolt em sua joint venture de Salzgitter, e então produzirá baterias para os segmentos de maior volume a partir de 2025.

A Volkswagen não deu detalhes de quanto estes planos de expansão elétrica irão custar aos cofres da empresa. Ao passo que as duas primeiras fábricas já estão nos planos financeiros, o grupo ainda está em conversas sobre quanto que as outras fábricas irão custar, revelou Thomas Schmall.

Ele também disse que se a Volkswagen precisar aumentar sua participação na produção de baterias, que o grupo inteiro seria capaz de suportar os custos adicionais. O esforço custará 29 bilhões de dólares inicialmente, e fará com que a VW se torne a segunda maior empresa no ramo de produção de células de baterias, apenas atrás da Amperex Technology, da China, de acordo com a BloombergNEF.

Células prismáticas

A Volkswagen também anunciou planos de ter um sistema prismático unificado de baterias a partir de 2023, o que ajudará a empresa a cortar custos. Uma célula prismática de baterias é um tipo retangular, diferente do esquema cilíndrico que empresas como a Tesla usam.

A bateria cilíndrica é mais barata e também fácil de se produzir, diferente do tipo prismático, que tem a aparência de um livro de capa dura, por exemplo. A idéia da VW é baixar os custos das baterias prismáticas para menos de 100 euros por kilowatt/hora.

Sistema de recarga rápida

A Volkswagen também investirá 400 milhões de euros até 2025 para criar uma infraestrutura de recarga rápida na Europa, depois que a região passou a China na venda de elétricos no ano passado.

As recargas rápidas crescerão exponencialmente na Europa, chegando a 18.000 pontos de recarga em cooperação com a BP no Reino Unido, com a Iberdrola na Espanha e Enel na Itália.

Na América do Norte, a Volkswagen adicionará 3.500 pontos este ano e 17.000 pontos na China até 2025.

© Noticias Automotivas. A notícia VW planeja montar seis fábricas de baterias na Europa até 2030 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

source https://www.noticiasautomotivas.com.br/vw-planeja-montar-seis-fabricas-de-baterias-na-europa-ate-2030/



source https://cliniceye.wordpress.com/2021/03/16/vw-planeja-montar-seis-fabricas-de-baterias-na-europa-ate-2030/

Nenhum comentário:

Postar um comentário