29.10.09

Criança Esperança vs Teleton: a "concorrência do bem" que dá certo

É estranho chegarmos atrasados à festa, quando o Teleton bate recordes de arrecadação e vai construir uma nova unidade em Poços de Caldas, sem falar na que será "ganha" na Zona Sul de São Paulo (da qual falaremos abaixo) - mas não deixa de ser maravilhoso que esteja ocorrendo uma espécie de concorrência entre as principais redes de televisão brasileiras para alavancar sua imagem e, o mais importante, garantir que entidades sérias recebam recursos para realizar suas obras assistenciais e divulgá-las Brasil afora.


Poderíamos dizer que seria até melhor se as emissoras realmente se unissem em pools de transmissão para ajudar alguém, mas a realidade nos mostra que é melhor que todos na televisão trabalhem nos seus "pequenos mundos", pois os esquemas comerciais impedem que uma emissora coopere com a outra pelo bem comum. Entretanto tal situação tem seu lado bom, pois força a segmentação de estratégias das várias campanhas: enquanto o Criança Esperança trabalha mais na divulgação da imagem do Unicef e dos direitos da criança, tão negligenciados no cotidiano, o Teleton trabalha mais com o concreto, ajudando a transformar a AACD num centro de referência quando o assunto é deficiência física.


E, no final das contas, o que importa é a meta atingida, seja qual ela for - por isso, que seja bemvinda a concorrência das correntes do bem.


...


O Teleton foi espetacular, mas apenas um fato deveria ser lamentado: quando o Kassab e o Serra apareceram para anunciar a parceria na construção de dois novos centros de reabilitação na Zona Sul de São Paulo. Lamentável, na verdade, porque quem cuida da AACD e de eventos sociais deveria saber que obras desse tipo são apolíticas e deveriam continuar sendo apolíticas, assim como também deveria ser discreta a participação de doação dos artistas (o próprio Silvio Santos declarou, durante o evento, que estavam descumprindo regras dos donos do programa).


Será que vale a pena transformar eventos que servem para arrecadar dinheiro para caridade em propaganda, seja política, institucional ou mesmo pessoal? Eu sei, eu sei, é para caridade, mas ... será que a Globo faria isso com o Criança Esperança?


Ou melhor: será que o Unicef permitiria que a Globo usasse sua imagem da forma que a AACD permitiu nesse Teleton?

Nenhum comentário:

Postar um comentário