11.9.09

Aviso aos navegantes: novela vem, novela vai ...

Do meu "exílio dourado" (de onde teclo agora), aproveito primeiro para mandar um abraço a todos os colegas do Boteco do Balaio, que estão se divertindo nesse momento, e dizer que estou muito feliz por vocês, e que só não estou (ou pude estar) aí porque o dever nos chama.

Na verdade já dou graças a Deus por poder blogar nesse momento, enquanto todo mundo na sala ao lado dá seus berros e choros com o final da novela das oito, nesse 11 de setembro que se encerra.

...
E, falando em novela, o que eu posso dizer é que "Caminho das Índias" repete o samba do crioulo doido de "América" e "O Clone", e também o sucesso meio inexplicável que todo caldeirão cultural de Gloria Perez faz, numa pizza meio cultura que não conhecemos (e que continuamos a não conhecer) meio gafieira carioca, temperada com conflitos característicos de todo folhetim do gênero.
Folhetim que na verdade continua a girar a roda da vida, essa que nos fará esquecer dessa novela tão logo subam os letreiros de "Fim".
...
Quanto a novela que chega, "Viver a Vida" será mais do mesmo de Manoel Carlos, ou seja, do mundo que começa no Leblon e termina na Barra e acaba sendo um conjunto de histórias de mulheres com alguma coisa em comum (dessa vez é a superação, mas já foram a família e os conflitos de idade).

Espere por mais do mesmo, só que temperado com um novo componente, chamado "histórias de superação": aguarde por mensagens positivas, exemplos de vida marcantes e estórias impressionantes que nos farão, ao menos por um momento, pensar que se essas pessoas conseguiram carregar sua cruz de maneira tão grandiosa nós também podemos carregar a nossa com um pouco mais de dignidade.

...
Enquanto teclo, alguém deve ter pensado: "mas porque você está blogando enquanto todo mundo assiste a novela?" - e a resposta é até simples: eu costumo acompanhar novela pelos roteiros, saber o que vai acontecer nos próximos capítulos antes de todos e prever a reação deste ou daquele personagem, pela Internet ou até pela TV.
Entretanto, quando vou assistir ao resultado do trabalho acontece uma coisa estranha comigo: aos meus olhos as novelas se tornam um produto tão previsível que eu não consigo ficar muito tempo perto da telinha; é mais ou menos como se tudo aquilo já tivesse perdido a graça, e eu me preocupasse mais com o estilo de contar a estória ou com as curiosidades que com o desfecho da novela em si.
Se isso me torna melhor, eu não sei - mas um dia eu chegarei ao ponto de adivinhar o destino de todos os personagens antes da trama começar; e aí, ou serei um Buda noveleiro, ou então estarei condenado a ser um eremita, blogando enquanto todo mundo se pergunta quem vai ficar com quem na sexta final.
...
Mais uma vez, abraços a todos, principalmente aos botequeiros; a gente se vê ... por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário