Cristo – Ton Molinari (Análise da música)

Há pouco menos de dois meses, o cantor e compositor Tom Molinari lançou o EP “A Igreja Canta”, um álbum gravado ao vivo que conta com participações de artistas conhecidos como Juliano Son, Ana Nóbrega, Theo Rubia e Drops INA. 

Hoje, vamos dar uma olhada na faixa “Cristo”. Dessa faixa participaram Paulo e Rebeca Vicente, líderes do Drops INA, ministério de louvor da Igreja Nova Aliança em Londrina.

É muito fácil banalizarmos a centralidade de Cristo na fé cristã, especialmente na nossa adoração. Numa época em que tantos falam a respeito de Jesus, a cada dez pessoas perguntadas, você ouvirá doze definições diferentes de quem Ele foi ou é. Para alguns, não passa de mero guru ou exemplo de amor posto em par de igualdade com nomes como Madre Teresa ou Ghandi. Para outros, ele é um ser criado por Deus, mas isento da sua divindade. Mas, para nós cristãos, é necessário que tenhamos uma noção clara de quem é o Filho de Deus, o Deus encarnado, único merecedor do nosso louvor. E esta música fala exatamente disso.

Vamos à letra.

Quem se compara a Cristo? Soberano sobre os céus

Quem era antes Dele? Criador da terra

Quem há de ser pra sempre? Ele é o Rei eterno

Somente a Ele a fama, toda glória e honra

A primeira estrofe já estabelece algumas verdades centrais a respeito de Jesus: Ele é soberano sobre todos, junto ao Pai (1 Pe 3:22); Ele criou a terra (Jo 1:1-3); Ele é o Rei eterno (2 Pe 1:11) e por essas razões, dentre várias outras, Ele somente é merecedor de toda a fama, glória e honra.

Cristo, Rei de toda terra

Vestido está de glória

Rendemos tudo a Cristo

Dos céus é o mais santo

Da terra o desejado

Rendemos tudo a Cristo

No refrão seguimos com mais afirmações dos atributos de Cristo. Poderíamos elencar textos bíblicos para cada frase, assim como fizemos na estrofe anterior, mas creio que ninguém discorda de qualquer uma dessas afirmações. Todas são corretas e bíblicas.

Seu perfume, tão doce e suave

Fragrância que enche este lugar

O Rei de toda terra está aqui

Na ponte da música, temos uma pequena mudança de foco, que é bem interessante. Se na primeira estrofe e refrão falávamos dos atributos eternos de Cristo exaltado nos céus, na ponte falamos da presença sentida de Deus entre nós. Importa que nós adoremos a Cristo não somente como um Deus exaltado nos céus, mas que o reconheçamos entre nós. Afinal, conforme Ele nos prometeu, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei entre eles (Mt 18:20).

Agora, quando falamos do perfume de Cristo, isso significa que podemos literalmente sentir um cheiro diferente? Não. Mas a referência não deixa de ser bíblica. Em 2 Coríntios 2:14,15, Paulo se refere a nós, a Igreja, como o bom perfume de Cristo para Deus: 

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo (…) por meio de nós, manifesta a fragrância do seu conhecimento em todos os lugares. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo (…).

Então, a ponte da música afirma não apenas a presença de Cristo, mas a sua presença especial entre e por meio de nós, o reconhecimento de que somos o Corpo de Cristo, sua Igreja, a fragrância e perfume de Cristo.

A letra é simples e clara, uma linda exaltação de Cristo. E, mesmo sem apontar para nós, ela ainda assim nos situa nEle. É uma música completamente cristocêntrica, apontando somente para aquele que é o autor, mediador e consumador da nossa fé.

Um pequeno adendo aqui: para aqueles que dizem que não existe worship bom, até onde podemos avaliar, este é um bom exemplo do estilo. Quanto a música “Cristo” se enquadrar como worship ou não, bem, essa é outra discussão, uma vez que não existe uma definição objetiva do que seja worship ou não. Até onde consigo avaliar, em termos musicais, essa música certamente contém vários elementos associados à música contemporânea de adoração, nos timbres e bateria e guitarra, batida tribal, repetições, espontâneos e afins.

Esta é uma linda canção a respeito de Jesus Cristo, com uma mensagem simples porém profunda que nos ajuda a exaltar o Filho como Ele merece ser exaltado. Ela consegue dizer muito sem a necessidade de lançar mão de diversas doutrinas mais sistematizadas ou termos teológicos. É, pura e simplesmente, uma música que aponta nossos olhos para Jesus, que deve ser o foco da nossa adoração. Sua mensagem é boa e a música é fácil de cantar junto, uma combinação ideal para o louvor congregacional.


É líder ou integrante do grupo de louvor? Conheça a plataforma Cante as Escrituras, e esteja totalmente preparado para servir com excelência no grupo de louvor da sua igreja. Toque aqui e faça a sua inscrição.

The post Cristo – Ton Molinari (Análise da música) first appeared on Cante as Escrituras.



source https://canteasescrituras.com.br/cristo-ton-molinari-analise-da-musica/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cristo-ton-molinari-analise-da-musica

Comentários